Todas as frutas contêm propriedades importantes para a saúde, sendo ricas em vitaminas, minerais e fibras. Porém, um seleto grupo delas tem um efeito protetor contra várias doenças. São as frutas vermelhas (morango, melancia, cereja, framboesa, amora, açaí, entre outras), ricas em vitamina B, que contribui para o bom funcionamento das células, além de terem potente ação antioxidante e conterem magnésio, cálcio, antocianinas e compostos fenólicos, que ajudam no combate ao envelhecimento.
E não é só isso. Elas também previnem contra as doenças do coração – estudos mostram que o consumo de três porções de frutas vermelhas por semana ajuda a reduzir as chances de um infarto – e câncer. Elas ainda são ricas em vitamina C, que protege o corpo contra os radicais livres e auxilia no bom funcionamento do intestino.
Geralmente essas frutas costumam ser consumidas como geleias, doces e caldas, mas a nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Fernanda Maluhy, recomenda que se dê preferência por consumi-las in natura, pois devido a processos como cozimento, secagem e outros, as propriedades nutricionais podem sofrer alterações.
“Comer a fruta é sempre o mais indicado. Quando obtemos o suco da fruta a concentração do açúcar que está contido nela acaba sendo maior e o da fibra, menor. Isso pode ocasionar um aumento no nível de insulina no sangue, o que não é vantajoso para a saúde.” Se mesmo assim a preferência for pelo suco, ele deve ser consumido natural e logo após o preparo.
Veja algumas frutas vermelhas e suas propriedades
– Morango: o morango é fonte de vitamina C, catequinas e compostos fenólicos. Pesquisas associam o consumo da fruta com a redução dos níveis do colesterol ruim (LDL). A versão orgânica é a mais indicada, já que é um dos alimentos mais contaminados com pesticidas.
– Caqui: possui alto teor de fibras, além de ser fonte de fósforo, cálcio e betacaroteno, que tem função antioxidante, combatendo os radicais livres.
– Melancia: por possuir grande quantidade de água, é um excelente diurético. Combate a ação dos radicais livres graças a duas substâncias, a glutationa e o licopeno. Contém em sua composição fósforo, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B.
– Cereja: a fruta oferece proteção contra doenças cardiovasculares devido à quantidade de flavonoides presente nela. Também é fonte de vitaminas A e C e de fibras solúveis.
– Acerola: contém 100 vezes mais vitamina C do que o limão e a laranja. Além disso, é fonte de ferro, cálcio, potássio, fósforo, ferro, magnésio e vitaminas do complexo B.
– Amora: composta por nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, a fruta também tem um baixo índice calórico. Ela contribui para a melhora da pressão sanguínea, possui baixa carga glicêmica, reforça o sistema imunológico e fortalece os ossos.
Fonte: Hospital Oswaldo Cruz