Você já deve ter ouvido ou leu em alguma matéria na internet sobre sucos detox, não é mesmo? Mas será que ele realmente funciona para nós? Vamos lá, vou te explicar. Um processo de desintoxicação, nada mais é do que a remoção de um veneno ou uma toxina no nosso corpo, essa toxina pode vir de com a ingestão de álcool ou drogas, por exemplo. Nos só nos intoxicamos através da alimentação se o alimento estiver contaminado por toxinas produzidas por fungos ou bactérias, caso contrário não. O nosso corpo tem um sistema de desintoxicação próprio que são através de alguns órgãos como, o fígado, pulmões, rins, intestino. O fígado é um órgão do nosso corpo que, transforma substancias químicas que podem comprometer a nossa saúde, em substancias benignas, assim nosso organismo manda embora essas substâncias, através da urina, pelos rins e nas fezes pela vesícula biliar. Mas então o detox não serve para nós? Servem e muito! Sabe porquê? Eles regulam positivamente o processo de desintoxicação do fígado e sua atividade antioxidante que combate o processo inflamatório. OU seja, os nutrientes vindos das frutas e vegetais ajudam os nossos órgãos á funcionem bem e fazer o “detox” natural. Na verdade, eu gosto mesmo é de chamar o “suco detox” de suco funcional, por ele agir na melhoria da funcionalidade do nosso organismo. Sobre emagrecimento, os sucos detox não atuam diretamente no processo de emagrecimento, mas, eles podem ser ótimos para quem quer emagrecer, visto que, as combinações de frutas e vegetais nos sucos, ajudam a melhorar o metabolismo, combater a inflamação, geram mais saciedade pela quantidade de fibras presente nos sucos vindo dos vegetais e das frutas, sem contar que o sabor dessas combinações é maravilhoso. Quer ter uma alimentação saudável para aumentar a qualidade de vida e bem-estar? Tenha uma alimentação rica em frutas e vetais, seja através de sucos funcionais, saladas de frutas…. Seu sistema desintoxicante, o seu corpo, agradecem!

 

MARÍLIA BUDRI

NUTRICIONISTA

Será que a tapioca/ beiju /tapioca de goma ou tapioquinha, como é chamada nos diversos estados, é realmente boa, qual é melhor, o pão ou ela? A tapioca ficou muito conhecida e consumida por ser um alimento versátil, podemos incluir em várias preparações e até mesmo preparar em questões de minutos. Hoje a tapioca faz parte da gastronomia brasileira de todos os estados, principalmente, quem quer levar uma vida mais saudável e segue um estilo de alimentação funcional. Ela é a fécula extraída das gomas da mandioca. Por ser um alimento sem muito cheiro, sabor, podemos acrescentar diferentes recheios, tanto salgados, quanto doces. E o recheio é o principal para deixar a refeição mais rica ainda, sempre aposte em proteínas, gorduras boas, como queijos, frango, atum, vegetais, frutas com pasta de oleaginosas… Esse alimento é rico em carboidrato por isso, muito se vê na internet as pessoas querendo substituir o pão por ela, mas a verdade é que esses dois alimentos são muito parecidos comparados com os macronutrientes de cada um. Porém, a tapioca não contém glúten, sódio, gordura, por isso muitas vezes leva vantagem nessa disputa, principalmente para pessoas que tem uma certa restrição ao glúten. Uma informação importante é que esse alimento é fonte de vitamina K, nutriente essencial para uma boa saúde mental. Uma porção de 100g de tapioca, que é em média 3 colheres de sopa cheia, fornece 240 calorias, 54 gramas de carboidratos, e 3,2 gramas de proteínas, como disse ela não tem sódio e nem gorduras, ela não tem fibra, por isso a qualidade dos recheios, com mais vegetais, proteínas e gorduras boas é fundamental para obter maior saciedade na refeição com a tapioca. Já o pão vai fornecer quase as mesmas calorias, comparada a mesma quantidade, um pouquinho menos de carboidratos, mais proteínas e ele terá um pouco de gordura, fibras e uma quantidade significativa de sódio. Ou seja, se você não tiver nenhuma restrição, para que substituir um alimento por outro se podemos consumir os dois e ir variando no dia a dia, não é mesmo?

MARÍLIA BUDRI

NUTRICIONISTA 

O melão é uma fruta que nas regiões de clima mais quente o plantio dessa fruta acontece durante o ano inteiro. Ele tem muitos nutrientes em sua composição, incluindo cálcio, vitamina C, vitamina A e as do complexo b que ajudam na energia e disposição física. Essa fruta é rica em potássio, que ajuda a regular a pressão arterial. Uma dica bem legal é, quanto mais madura essa fruta, maior concentração de substancias ativas ela terá, ou seja, mais benéficos vamos ter para nossa saúde ao consumir essa fruta madura. Além desses nutrientes, o melão é rico em bioflavonoídes, carotenoides que são excelentes, fontes de antioxidantes e anti-inflamatórios, e ajudam a prevenir o aparecimento do câncer, doenças cardiovasculares e catarata, pois ele é fonte de zeaxantina que melhor a saúde da retina. E tem mais, as sementes do melão são as maiores fontes de cálcio para o organismo. Essa fruta também e rica em água e juntamente com todos esses nutrientes, podemos dizer que ela ajuda muito na retenção de líquidos, ótima para ser consumir no verão, tanto in natura quanto em sucos funcionais. Essa fruta queridinha ajuda a Fortalecer os ossos, ajuda a regular a pessoa arterial, alivia os sintomas da menopausa, favorece o sistema imunológico, melhora a aparência da pele, age a fator da saúde ocular.

Esse mês em especial, no dia 05 de agosto, comemora-se no Brasil, o Dia Nacional da Saúde. Essa data, tem como objetivo trazer consciência para as pessoas sobre a importância de ter um estilo de vida mais saudável, essa data foi escolhida em homenagem ao médico Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. Também se comemora o dia do nutricionista, no dia 31 desse mês. Mas afinal, o que é ter um estilo de vida saudável? A definição de saudável nos mostra que, saudável é tudo que faz bem para nossa saúde física, mental e espiritual. Por isso, separei aqui alguns princípios que você pode começar a melhorar no seu dia a dia para ser mais saudável, que são:

1- Cuidar da sua alimentação, consumir mais alimentos naturais, como frutas, vegetais, carnes não processadas, leguminosas, cereais.. aquela frase, desembalar menos e descascar mais.

2- Cuidar da saúde intestinal, já ouviu assim, nós somos o que comemos? Eu concordo em partes, pois na verdade nós somos o que nós conseguimos absorver e a absorção dos nutrientes, acontece no nosso intestino, consumir água o suficiente para seu organismo, ter essa alimentação mais natural, cuidar das emoções, são grandes aliados na saúde do intestino, sabia que, de 80 a 90% da serotonina, o hormônio conhecido como o da felicidade, é produzida no intestino, pois bem. Precisamos que ele esteja em equilíbrio.

3- Cuidar das emoções é preciso! Quando melhoramos um fator na nossa saúde, podemos de brinde, melhorar outros também, o ambiente em que vivemos contribuiu muito para a questão emocional, assim como o que você pensa sobe você. Nós nos nutrimos de alimentos e também de pensamentos, seja grato, olhe para a vida com mais gratidão e amor.

4- Saia do sedentarismo, você não precisa de matricular na melhor academia da cidade e se nem gosta de ir, você precisa colocar o seu corpo em movimento constante, por isso, escolha uma atividade que você tenha prazer em fazer e reserve um tempo do seu dia na sua agenda para ela. Bom, ser saudável depende de uma série de fatores físicos e mentais que devem fazer parte da rotina de todos, como uma boa alimentação, ingestão suficiente de água, a prática de atividades físicas, lazer e descanso.